Como Criar Um Site Grátis no WordPress em 2021

Compartilhe essa Idéia!

Compartilhar no facebook
Compartilhar no linkedin
Compartilhar no twitter
Compartilhar no email

Ter um site tornou-se uma necessidade para todos os negócios, organizações e até projetos individuais. Como criador e editor de sites, o WordPress se tornou uma das plataformas mais populares do mundo. No entanto, nem todo mundo sabe criar um site no WordPress. Não se preocupe: este tutorial o ajudará a atingir seus objetivos facilmente.

Começando Sua Jornada no WordPress agora mesmo!

Então, como começar um site no WordPress? Na verdade, isso não é tão difícil quanto parece. Afinal, o WordPress é um sistema de gerenciamento de conteúdo (CMS) projetado para ajudar as pessoas a criar seus próprios sites.

Siga o guia abaixo para criar um site WordPress ativo, que estará no ar em alguns minutos.

1. Defina o Nicho Principal do Seu Site
Antes de criar um site WordPress, a primeira e mais importante etapa que você deve realizar é entender o tipo de página que deseja abrir. Pode ser um blog, site de comércio eletrônico (E-Commerce), perfil de empresa etc.

Se você deseja criar um site WordPress para uso pessoal, escolha o tema em que ele se concentrará. Em outras palavras, escolha um local apropriado para seu conteúdo. Pode ser qualquer coisa, desde fotos, viagens a cozinhar.

Escolha o conteúdo de seu interesse para que o processo de criação de conteúdo não se torne um fardo com o tempo. Depois de determinar seu nicho, você deve considerar qual é o objetivo final do site. Você pretende lucrar com isso ou apenas para se divertir?

Não importa quais são seus objetivos, garanta a consistência. Você ainda precisa determinar o público-alvo: quem se beneficiará com o seu texto? Isso afetará o formato, estilo e tom do conteúdo.

2. Tenha um Nome de Domínio

Outra etapa importante que você precisa considerar é determinar o nome de domínio. Isso porque seu nome de domínio representará toda a marca. Portanto, é necessária total consideração.

O que Wikipedia, YouTube e Netflix têm em comum? Nome curto e único, fácil de soletrar e lembrar. O nome do domínio deve ser semelhante a este. Você não quer assustar os visitantes com nomes difíceis de lembrar ou soletrar.

Quando estiver satisfeito com o nome escolhido, é hora de verificar se ele está disponível e se cadastrar. Você pode comprar domínios .xyz, .online ou .store por R$50,00 por ano em algumas hospedagens , e a opção .com por R$40,00 por ano. (é Barato)

3. Escolha um Serviço de Hospedagem de Sites

Para iniciar um site WordPress, você precisa encontrar um serviço de hospedagem de site adequado. Aspectos importantes a serem considerados ao escolher um provedor de hospedagem:

  • Do que você precisa ‒ a quantidade de recursos que o seu site requer, qual o seu plano para os próximos 12 meses e o quanto o ele vai crescer.
  • Tempo operacional ‒ um serviço de hospedagem estável e que opera 24/7/365 é essencial.
  • Suporte ao consumidor ‒ se o seu site está fora do ar ou passando por algum problema, você vai querer um suporte ao consumidor para obter ajuda.
  • Fácil de usar ‒ muitos donos de sites não tem um histórico de ser programador. O painel de controle deve ser de fácil navegação.
  • Acessível ‒ cuidar do orçamento e dos custos é algo importante quando se está rodando um site com pensamento a longo prazo. Você não quer pagar mais por uma hospedagem que não atende às suas necessidades.

4. Instale o WordPress

*Antes de Instalar

Antes de começar a instalação, verifique se seu serviço de hospedagem possui os requisitos mínimos para que o WordPress funcione sem problemas.

Se seu serviço de hospedagem possui uma ferramenta de instalação do WordPress é provável que possua estas configurações, no entanto podem sugir problemas como falta de memória, nestes casos, entre em contato com o serviço. Para rodar o WordPress recomendamos que sua hospedagem suporte:

  • Servidor baseado em UNIX/Linux
  • PHP versão 7 ou superior
  • MySQL versão 5.6 ou superior OU MariaDB versão 10.0 ou superior
  • Memória para o PHP de pelo menos 64 MB (Somente para o software WordPress, sem plugins adicionais)

Nota: se você está em um ambiente legado onde só é possível utilizar versões antigas do PHP ou MySQL, WordPress também funciona com PHP 5.2.4+ e MySQL 5.0+, porém essas versões atingiram o Fim da Vida (foram descontinuados) e podem expor seu site a vulnerabilidades de segurança.


1. Servidores Microsoft funcionam com algumas limitações e/ou dependência de recursos específicos por parte do servidor.
2.item no TRAC (em inglês)
3. Recursos nativos do WordPress relacionados a manipulação de mídias, como recortar, girar uma imagem etc precisam de certas extensões PHP que podem não estar instaladas/ativadas por padrão no servidor de hospedagem.


Instalando por ferramentas do serviço

A maioria dos serviços de hospedagem oferecem ferramentas para instalar o WordPress automaticamente para você, como Softaculous, Fantastico DeLuxe, CPanel, Installatron, Parallels (Plesk) e outros.

A seguir estão instruções de instalação oferecidas por alguns dos serviços mais populares ( fonte direta WordPress.org):

Algumas notas importantes

  • Mesmo com o instalador automático desses serviços, verifique a quantidade de memória disponível ao PHP, quantidades menores que 64 MB levam a erros no WordPress impossibilitando o acesso ao painel do site.
  • Alguns serviços de hospedagem oferecem uma versão mais antiga para instalação, você pode instalar a versão oferecida e depois atualizar pelo painel do WordPress
  • É comum os serviços instalarem a versão em inglês do WordPress, consulte Instalando o WordPress em seu Idioma.

Instalando você mesmo

Consulte a documentação Instalando o WordPress – Instruções Detalhadas para instalar o WordPress em seu servidor.

A Famosa Instalação de 5 Minutos

Aqui está a versão rápida das instruções, para aqueles que já estão confortáveis com a realização de tais instalações.

  1. Baixe e descompacte o pacote do WordPress, se você ainda não o fez.
  1. Crie um banco de dados para o WordPress no seu servidor web, no MySQL com um usuário com todos os privilégios de acesso e modificação.

Acesse o painel de controle de seu serviço de hospedagem. Independente do tipo de painel, deve haver um link para o MySql DataBase Wizard. É o assistente que vai guiá-lo enquanto cria o banco de dados e um usuário.

Assistente de Banco de Dados MySql no painel de controle de sua hospedagem

Na primeira etapa: em New Database (Novo Banco de Dados), insira o nome do banco de dados. Você decide o nome, então procure algo que o permita lembrar do que se trata depois, como “seusite”. O prefixo (antes do underscore _) é automático.

Se surgir um botãozinho vermelho ao lado do nome que você forneceu, ele pode ter caracteres inválidos (nada de acentos, cedilhas, etc). Corrija até surgir um botão verde. Clique em Next Step (Próximo Passo).

Passo 1: Criando um Banco de Dados

Na etapa dois, crie um usuário para o banco de dados que acabou de criar. O usuário é a conta que terá permissão para manipular o banco de dados. Ele será depois relacionado ao seu site. Ou seja, o site será o usuário.

Em Username, digite o nome que quer dar ao usuário. Máximo de seis caracteres, sem acentos.

Em Password, será inserida a senha de acesso do usuário ao banco. Por questão de segurança, é altamente recomendável clicar no botão Password Generator, que vai gerar uma extremamente segura. Antes de confirmar o uso, trate de guardá-la, pois se perder e precisar depois, complica.

Senha gerada para o usuário. Guarde-a bem antes de usar

Guardou bem a senha? Marque a caixa “I have copied this password in a safe place” (Eu copiei esta senha num lugar seguro) e clique em Use Password. Os campos serão automaticamente preenchidos. Clique em Create User (Criar Usuário).

Senha gerada, clique em Create User

Na sequência, você vai dizer quais as permissões que o usuário terá. Segundo o manual de instalação no Codex do WordPress, é preciso garantir todas as permissões, enquanto alguns especialistas em segurança dizem que é exagero e descuido. EXECUTE e REFERENCES, por exemplo, seriam dispensáveis.

Outros recomendam que, durante a instalação, sejam garantidos todos os privilégios, mas depois do site rodando, estas sejam reduzidas apenas a INSERT, UPDATE, DELETE, CREATE, DROP e ALTER. Essa questão das permissões é complexa, já que a falta de uma pode implicar na inutilização de algum plugin ou tema, por exemplo.

Por enquanto, vamos garantir todas as permissões. Clique no botão ALL PRIVILEGES. Clique em Next Step (Próximo Passo).

Privilégios MySql

Tarefa completa. Seu banco foi criado com um usuário, que depois será vinculado ao seu site WordPress.

Banco de dados e usuário criados com sucesso
  1. Copie e renomeie o arquivo wp-config-sample.php para wp-config.php.
  2. Abra o arquivo wp-config.php em um Editor de Texto e preencha os seus dados de banco de dados, como explicado em Editando wp-config.php para gerar e utilizar sua senha de chave secreta.

Neste trecho…

// ** Configurações do MySQL - Você pode pegar essas informações com o serviço de hospedagem ** //
/** O nome do banco de dados do WordPress */
define('DB_NAME', 'nomedoBD');

/** Usuário do banco de dados MySQL */
define('DB_USER', 'usuarioMySQL');

/** Senha do banco de dados MySQL */
define('DB_PASSWORD', 'senha');

Em cada define, coloque os nomes do banco de dados, do usuário, e a senha. No nosso exemplo, as alterações deixariam os valores assim:

/** O nome do banco de dados do WordPress */
define('DB_NAME', 'nome_blogdeteste');

/** Usuário do banco de dados MySQL */
define('DB_USER', 'nome_testadr');

/** Senha do banco de dados MySQL */
define('DB_PASSWORD', '#HIB;ITvwQJq');

Com isso, está feita a ligação entre site e o banco de dados. Para mais segurança, insira também as chaves de autenticação, um pouco abaixo no documento. Para gerar chaves de segurança complexas, visite o link do serviço de chaves do WordPress, copie as senhas geradas e cole-as no seu arquivo.

Fora isso, NÃO MUDE MAIS NADA NO WP-CONFIG, é o bastante. Salve o arquivo com o nome wp-config.php (sem o sample), ou salve-o e depois edite o nome, tirando o sample. Mande pro servidor. É hora de visitar seu endereço.

Nota: é recomendável excluir o arquivo wp-config_sample do servidor, caso ele já esteja lá. Ele pode ser usado por scripts maliciosos e outros tipos de exploit.

Visite o endereço do seu site. Se aparecer o visto abaixo, é porque tem algo errado no wp-config. Provavelmente você não lhe deu o nome “wp-config.php”, ou está na pasta errada.

  1. Coloque os arquivos do WordPress no local desejado no seu servidor web:
  2. Execute o script de instalação do WordPress, acessando wp-admin/install.php no seu navegador.

Com tudo certo, enfim deve aparecer isto:

Instalação do WordPress quase completa, já com banco de dados funcionando

Acabou a parte difícil (nem foi tão difícil assim). Seu site está quase pronto, restam configurações e ajustes finais.

  • Em Título do site… o título do site =D
  • Em Nome de usuário, o nome que você vai usar para fazer login.
  • Senha, duas vezes. Use uma forte para dificultar invasões.
  • Seu endereço de e-mail.
  • Privacidade: marcando a caixa, você permite que sistemas de busca indexem o conteúdo do site. Mesmo não marcando, alguns robots podem desrespeitar a regra; não é uma ferramenta muito segura, está mais pra recurso adicional.

Complete, clique em Instalar WordPress. Fim.

Instalação do WordPress completada

Clique em Login para seguir ao painel de controle de seu novo site. Sempre que for acessar o painel, siga até www.seusite.com/wp-admin.

Faça login em seu blog usando seu nome de usuário e senha

Agora é só Lucrar com seu negócio !

Inscreva-se em nossa Newsletter

Receba dicas incríveis todos os dias para melhorar ainda mais o seu negócio!

Ver Mais...

Web Design

Como Criar Um Site Grátis no WordPress em 2021

Ter um site tornou-se uma necessidade para todos os negócios, organizações e até projetos individuais. Como criador e editor de sites, o WordPress se tornou

Quer Aumentas as Vendas do Seu Negocio?

Entre em contato pelo Botão Abaixo Podemoste Ajudar!

Abrir Chat
Posso Ajudar ?
Desenvolvido pela Ballon Design
Olá quer Criar seu Site?
Posso ajudar você! Clique Aqui!